O Espírito e a palavra!

Na última década tive a oportunidade de viajar por quase todo o Brasil pregando em conferências e eventos em igrejas. O que mais vi foi igrejas sem o Espírito Santo e palavra.
Cheguei a essa conclusão ao ver a palavra de Deus sendo pregada sem autoridade diante de tantas pessoas sofrendo e perdidas em suas vidas. Principalmente no contexto emocional.

A autoridade da palavra só é possível pelo Espírito Santo.
É preciso que diminua as festividades e aumente urgentemente as reuniões de oração e busca pelo Espírito Santo e aprendizagem da palavra de Deus.

“O meu povo está sendo destruído, pois lhe falta o conhecimento”. (Oséias 4.6)

Há duas frentes, uma a dos crentes tradicional que focam mais na teologia e muitas vezes desprezam a espiritualidade.
E a outra dos pentecostais e neo pentecostais que focam mais no que chamam de espiritualidade e muitos que desprezam a verdadeira teologia.

Muitos se esquecem que o Espírito Santo e palavra caminham juntos. Pois o Espírito foi enviado para nos orientar na palavra e em todas as coisas.

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”. ( João 14.26)

Não há conhecimento sem o Espírito Santo, Ele nos foi enviado para nos conduzir pelo caminho da vida. essas são palavras do próprio Jesus.
Em minhas ministrações muitas vezes tive que mudar meus sermões, porque os meus ouvintes não queriam a palavra, mais sim queriam emoções. Essa tem sido a logica em muitos lugares, as pessoas não suportam ouvir a palavra. Tudo gira em torno do entretenimento e emoção.

A palavra de Deus é viva, porque Nela está o Espírito Santo. Há autoridade na palavra por causa do Espírito Santo.
Jesus ensinava com autoridade porque Deus era manifesto Nele por causa do Seu Espírito. Quem está com Deus sabe para onde vai, porque o Espírito Santo ilumina nosso caminho.

Deus age em nós segundo nosso entendimento e capacidade que o Espírito nos concede. É pela ação da palavra e do Espírito que temos a capacidade de crer.

“E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê”.
(Marcos 9.23)

É preciso abrir o coração para a palavra de Deus e a palavra fará brotar em nós a fé.
Fé para a cura, libertação, restauração, restituição e acima de tudo para a salvação. Por isso se faz necessário caminhar na palavra e no Espírito.

Jesus curava porque essa a dádiva da Sua missão de apresentar ao mundo o reino de Deus. Ele curava o corpo, o coração e o espírito com o intuito de apresentar o reino de Deus como ele realmente é.
Sua autoridade diante dos desafios era fruto da conexão entre Deus, palavra (encarnada) e o Espírito.

“Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?
Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra”. (João 14.9-10)

As pessoas precisam de cura, e a cura que mais necessitamos é a cura do coração.
A cura interior é o que mais adoece as pessoas. As feridas do coração está acabando com uma sociedade inteira. Acredito ser nossa maior pandemia. Hoje temos um exercito de feridos da alma. As dores do coração é o maior mal dos nossos dias. Quantas pessoas sofrendo com depressão e inúmeras doenças emocionais em decorrências de fatores que atacam os valores interiores das pessoas gerando uma baixa estima. Quantos seres humanos vivendo simplesmente movidos por obrigações e rotinas. Sem prazer, sem alegria, sem vida. Quantos são atores da vida vivendo seus personagens. Atuam como pais, mães, médicos, policiais, professores, etc. Porem são verdadeiros zumbis interiormente.

São pessoas feridas por dentro. Pessoas que sangram diariamente com corações feridos. São incapazes de perdoar, de amar, e cumprir o verdadeiro sentido da vida humana.
Jesus curava porque a cura era um sinal de que um dia nós vamos vencer a morte. Pois o Seu reino chegou até nós!
Sim, essa é a mensagem do reino de Deus: Ele enxugara dos nosso olhos toda lágrima!

“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas”. ( Apocalipse 21.4)

Essa é a mensagem que o Espírito Santo quer transmitir através da palavra de Deus para o mundo. Não há outra!

Jesus curava para mostrar o reino de Deus. No Seu reino a morte foi vencida, porque Ele ressuscitou!

“Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem de modo visível,
nem se dirá: ‘Aqui está ele’, ou ‘Lá está’; porque o Reino de Deus está entre vocês”. ( Lucas 17.20-21)

Você pode estar triste, abatido, acabado, no fundo do posso. Eu tenho uma boa notícia: Jesus tem autoridade para te trazer cura, pois o reino de Deus está no meio de nós!
Como eu posso afirmar isso? Simples o Espírito Santo e apalavra de Deus afirmam isso. Olha o que esta escrito em Romanos 8:

“O que nos separará do amor de Cristo? Serão aflições ou calamidades, perseguições ou fome, miséria, perigo ou ameaças de morte?
Como dizem as Escrituras: “Por causa de ti, enfrentamos a morte todos os dias; somos como ovelhas levadas para o matadouro”.
Mas, apesar de tudo isso, somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou.
E estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o que existe hoje nem o que virá no futuro, nem poderes,
nem altura nem profundidade, nada, em toda a criação, jamais poderá nos separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus, nosso Senhor”. (Romanos 8.35-39)

Há muito que falar durante os sermões. Eu me irrito quando vou numa igreja e vejo um pregador usando o púlpito, para contar suas aventuras pessoais, ou para falar de partidos ou políticos. O Espírito Santo tem presa em comunicar a vontade de Deus. Há muitos famintos de paz interior, e essa paz só vem com o conhecimento de Cristo.

“Eu lhes deixo um presente, a minha plena paz. E essa paz que eu lhes dou é um presente que o mundo não pode dar. Portanto, não se aflijam nem tenham medo”. (João 14.27)

Se algo ruim esta próximo de você, se a morte está próximo de você, saiba que a vida também está próxima. Porque onde abundou o pecado, a dor, o sofrimento, super abundou a graça de Deus. É o Espírito através da palavra de Deus que comunica a graça de Deus para o mundo.
Deus tem sempre a ultima palavra, A esperança é Cristo para o mundo.


Jesus disse:
“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim viverá, mesmo depois de morrer”. (João 11.25)

Estamos falando de ressureição, em muitos casos muitos precisam nascer de novo no corpo e na alma.
Muitos médicos experientes tem mais experiências com Deus do que muitos pastores, Porque muitos médicos já apalparam muitos milagres.
As doenças emocionais estão levando muitos a loucura. O numero de pessoas que só dormem, ou só acordam ou só vivem a base de drogas psicotrópicas aumentam a cada dia. Muitas dessas pessoas estão distantes ou frustradas com o que aprenderam de Deus.
Está faltando palavra e o Espírito Santo nas igrejas, infelizmente tenho que afirmar isso.
E isso é decorrente da falta de conhecimento dos lideres, que só conseguem ver o crescimento das suas instituições. Precisamos de uma pregação com autoridade do Espírito. Uma pregação que transforme o caráter de dentro pra fora. Que produza novas criaturas em Cristo Jesus. Chega de emoções, chega de faz de conta. eu fico assustado com crentes que frequentam a igreja a mais de uma década e são incapazes de falar da bíblia e vivem como se nunca tivesses conhecido a Cristo.

Onde estão as escolas dominicais?
Onde estão as escolas de formação de obreiros?
Em muitos lugares está no Google!!!
Infelizmente essa é a realidade de muitos lugares!

A igreja precisa voltar a ser uma casa de oração e Espiritualidade. E isso só será possível com o Espirito Santo e Sua palavra.

Quando eu oro, quando eu confio em Deus, isso não quer dizer que eu não preciso fazer mais nada. Ao contrario, se for preciso perdoar eu preciso perdoar. Se for preciso estudar, trabalhar, ou ir, ou me deslocar eu preciso fazer minha parte. Deus vai nos ajudar em tudo, porem Ele não fará nossa parte.
É por isso que temos o Espírito Santo, é Ele que caminha conosco, é Ele que nós dá a força, a coragem, o ânimo para efetuarmos mudanças.

É o Espirito Santo que trás a presença de Deus até nós.

Não adianta inventar. Isso não é uma coisa simples, é algo poderoso!

O apostolo Paulo nos diz:
“Irmãos, na primeira vez que estive com vocês, não usei palavras eloquentes nem sabedoria humana para lhes apresentar o plano secreto de Deus.
Pois decidi que, enquanto estivesse com vocês, me esqueceria de tudo exceto de Jesus Cristo, aquele que foi crucificado.
Fui até vocês em fraqueza, atemorizado e trêmulo.
Minha mensagem e minha pregação foram muito simples. Em vez de usar argumentos persuasivos e astutos, me firmei no poder do Espírito.
Agi desse modo para que vocês não se apoiassem em sabedoria humana, mas no poder de Deus”. ( 1 Coríntios 1.2-5)

Esse poder é o Espírito Santo, manifesto na palavra de Deus. Deus quer agir em nós, por nós e através de nós. Porem é preciso que tenhamos consciência de que isso não acontece sem a palavra e o Espírito Santo.

Que o entendimento venha até nós!

A Ele toda honra, toda gloria!

Paulo Siqueira

Esse post foi publicado em Igreja e Sociedade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário