A cruz está vazia: Ele ressuscitou! Essa é a essência do verdadeiro cristianismo

Cruz-vaziaQuando me tornei evangélico, deixei para trás o catolicismo. Uma das primeiras coisas que aprendi na igreja pentecostal que frequentava é que, para os evangélicos, a cruz está vazia, pois Jesus ressuscitou. Diferente dos católicos, não adoramos nem servimos a um Cristo crucificado, mas sim ao Cristo ressurreto, que voltou para a glória do Pai, e que só será visto novamente voltando em glória para buscar os lavados e remidos por Seu sangue.

Estou descrevendo esse fato em reflexão a toda controvérsia gerada em torno do ato de protesto ocorrido na parada gay de São Paulo no domingo passado. De forma assustadora, mais uma vez os evangélicos demonstraram revolta e constrangimento pelo ato de uma transexual desfilar crucificada, criticando um dos principais símbolos cristãos.

Porém, não entendo o porquê de tanta revolta, pois para os verdadeiros cristãos a cruz só tem sentido porque Ele ressuscitou ao terceiro dia. Por mais que alguém queira protagonizar críticas, desrespeitos ou até mesmo chacotas para com a cruz, para os verdadeiros cristãos a cruz de Cristo se reflete em nós a cada dia.

Em Atos 4.12, Pedro exclama em alta voz que não há nos céus, nem na terra, nem sobre a terra, outro nome pelo qual importa que sejamos salvos.

O reflexo da parada gay deve ser também analisado por outro evento que ocorreu na quinta-feira, dia 4/6, que foi a Marcha para Jesus, onde evangélicos, também usando de revolta, de ira, de violência contra os movimentos LGTB. Sem contar as inúmeras declarações de alguns líderes evangélicos incitando essa verdadeira guerra.

Há erros dos dois lados, mas vejo que as principais lideranças que incitam essa intolerância toda agem em inconformidade com a Palavra de Deus, pois a Bíblia nos orienta que nossa maior arma para com o mundo é o amor e o perdão. Assim nos ensinou Jesus, não só em palavras mas também em atos.

O cristianismo se fundamenta em amor. Lamentavelmente, Silas Malafaia, Marco Feliciano e sua turma agem com o intuito de autopromoção e de promover suas ideologias, tanto políticas como religiosas. A prova disso é que Silas enriquece cada dia mais com seus conchavos políticos, elegendo familiares e interessados nas últimas eleições. E Marco Feliciano ganhou notoriedade nacional, sendo também reeleito.

2015-06-07t192043z_15110779Os homossexuais não são o principal problema da nação brasileira. Nossos maiores problemas vêm da corrupção, da hipocrisia, da impunidade, da mentira. Lamentavelmente, a grande massa é confundida por esses líderes, que se utilizam de verbas públicas e da grande mídia para ludibriar e trazer engano. Para isso, usam o apoio da bancada evangélica, que eu chamo de bancada da vergonha, pois nada faz em prol da coletividade. Há muito tempo, nada faz de importante dentro do cenário político-social brasileiro.

Gostaria de perguntar ao Sr. Magno Malta por que no dia em que o escândalo da Petrobras foi jogado na mídia a bancada evangélica não orou ou esbravejou no Congresso Nacional? Por que o sr. não expôs fotos da miséria, da fome, da falta de saúde, segurança, das injustiças e de todo o mal produzido pela corrupção no nosso país?

Com certeza, isso não será respondido. Mas eu respondo porque a bancada evangélica nada faz contra a corrupção. É porque cada político que ali está responde aos seus próprios interesses e aos interesses de suas instituições eclesiásticas, que vivem, cada qual, segundo suas próprias vontades, não se importando com nada mais.

Como que a bancada evangélica vai se voltar contra os corruptos e seus partidos, se muitos estão lá para conseguir verbas públicas para eventos e atos de suas instituições, sem contar que muitos, em seus mandatos, só querem concessões de rádio ou tv para que seus líderes venham a brilhar dentro do cenário religioso nacional?

Mas o que isso tem a ver com o ato na parada gay?

Lamentavelmente, essa guerra de ódio promovida por Silas Malafaia e Marco Feliciano explora o cenário religioso e político, pois são elementos essenciais para a exploração midiática.

Será que Silas nunca leu o texto de Atos, quando Pedro chega à conclusão de que Deus não faz acepção de pessoas? Creio que não, pois lamentavelmente em nosso país as principais lideranças evangélicas não alcançaram o sucesso pelo seu conhecimento bíblico.

O que dizer das pregações de Macedo, de Valdemiro e do próprio Feliciano? Dá vergonha, se olharmos pela perspectiva bíblica dentro de uma lógica hermenêutica e exegética.

Infelizmente, não vejo essa guerrinha com bons olhos, porque o ato da parada gay representa que o movimento LGTB também entrou na guerra, e onde há intolerância, ódio, não pode haver bons frutos.

É preciso que os verdadeiros cristãos, aqueles e aquelas que têm suas vidas guiadas pelo Espírito Santo de Deus, vivam a verdadeira essência do cristianismo, que é amar a Deus acima de todas as demais coisas e amar ao nosso próximo como a nós mesmos, e isso parte do princípio de que tenhamos a capacidade, em Cristo Jesus, para amar também aos nossos inimigos, sejam eles gays ou héteros.

Cristianismo não pode ser fundamentado em intolerância, vingança ou ódio, pois está fundamentado em santificação, misericórdia, piedade, justiça, paz e amor.

Que a Igreja deixe de ouvir e ser guiada por esses lobos gananciosos, que vivem do sangue das ovelhas, se deixando guiar pelo verdadeiro Pastor, o Pastor que teve, como ato de amor, a capacidade de morrer pelas ovelhas.

É triste o cenário, mas que possamos olhar para a cruz vazia e nos lembrar que nosso Redentor vive e reina para todos o sempre, e que para aqueles que intentarem desafiar o Seu nome, o texto bíblico declara que todo o joelho se dobrará e toda a língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor.

Quem tem ouvidos, ouça…

A Deus toda a glória.

tome

Paulo Siqueira

Esse post foi publicado em Igreja e igreja, Igreja e Sexualidade, Igreja e Sociedade e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para A cruz está vazia: Ele ressuscitou! Essa é a essência do verdadeiro cristianismo

  1. ERNANE PINTO DOS SANTOS disse:

    JESUS CRISTO VIVE E REINA PARA SEMPRE E DISSE, VINDE AMIM TODOS CANSADOS E OPRIMIDO EU,(EU ESTAREI DE BRAÇOS ABERTO PARA TI. )

  2. Êgon disse:

    Irmão, qualquer tentativa, de qualquer um dos lados, de mostrar em que ponto o outro erra no seu “evangelho individual” , é apenas mais combustivel para esse debate desnecessário de quem melhor compreende as escrituras e que alimenta essa divisão no corpo de Cristo onde as igrejas chamadas neo-pentecostais são desprezadas pelos pentecostais, por sua vez os pentecostais, também juntos com os neo-pentecostais, são desprezados pelas igrejas tradicionais , e esse ciclo não tem fim.
    Concordo que atos como esse devem serem respondidos com muito amor, pois os que tais coisas fazem são tão necessitados de Jesus quanto éramos antes do novo nascimento, mas alimentar esse combate entre teologias e ideologias é muito pequeno diante de tantas almas necessitadas do Senhor Jesus,.
    É com isso que temos que nos preocupar.
    Deus abençoe.

  3. sergio henrique disse:

    boa noite e paz varão , olha gostei muito se sua publicação e do seu parecer sobre os acontecimentos envolvendo o povo de Deus e o mundo, realmente estamos precisando rever muitos conceitos sobre a palavra , que o senhor te abençoe muito siga nessa firmeza de propositos e muita paz .

  4. Carlos Alberto Junqueira disse:

    Bonitas palavras, texto bem redigido e esclarecedor
    Sou cristão evangélico e não tiro sua razão, apesar de não concordar em alguns pontos.
    Se pudesse eu diria ao Malafaia, Magno Malta, Feliciano, Valdomiro e tantos outros que conhecem a fundo a PALAVRA DE DEUS:
    Não se envolvam, não profetizem, calem-se, falem somente aos que creem na PALAVRA.
    O que sei é que ninguém vai a um médico, dentista, advogado, psicologo, engenheiro ou qualquer profissional etc… se não precisar destes.
    Não adianta o profissional dizer que tem solução para um problema seu se vc. não o quer.
    Da mesma forma acontece com os pastores, se ninguém quer ouví-los, então não devem evangelizar ou aconselhar, fazê-lo somente aos que os procuram.
    É minha opinião, quando tenho oportunidade evangelizo também, mas não corro atrás,
    FIQUEM NA PAZ !!!!

  5. carlos alberto junqueira disse:

    Jesus veio em forma de homem para evangelizar e pregar as boas novas, que era na verdade salvar o mundo da perdição.
    Porque as igrejas contestam a cruz vazia ?
    Jesus cumpriu o seu propósito no mundo terreno justamente para salvar as almas e levá-las aos céus, então não tem porque cultuar (ou venerar) um Cristo vencido, com cravos e espinhos, semblante abatido e sofrendo o horror da dor; pregado na cruz até os dias de hoje
    Ora, se Jesus ressucitou ao 3º dia é obvio que devemos cultuar um CRISTO VENCEDOR, e ele está até hoje de braços abertos e esperando que cada um o aceite como seu único e suficiente SALVADOR (ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6.)
    Eu faria a seguinte comparação para quem ainda tem dúvidas:
    É o mesmo que libertar um prisioneiro por ser considerado inocente, mas obrigá-lo a usar uniforme do presidio pelo resto da vida !
    Ninguém, nenhum cristão deve mudar de religião ou criticar aquela a qual se considera errada em seus ensinamentos.
    DEUS ABENÇOE A TODOS !!!

  6. Maria Helena deSouza disse:

    Jesus veio em forma de homem para evangelizar e pregar as boas novas, que era na verdade salvar o mundo da perdição.
    Porque as igrejas contestam a cruz vazia ?
    Jesus cumpriu o seu propósito no mundo terreno justamente para salvar as almas e levá-las aos céus, então não tem porque cultuar (ou venerar) um Cristo vencido, com cravos e espinhos, semblante abatido e sofrendo o horror da dor; pregado na cruz até os dias de hoje
    Ora, se Jesus ressucitou ao 3º dia é obvio que devemos cultuar um CRISTO VENCEDOR, e ele está até hoje de braços abertos e esperando que cada um o aceite como seu único e suficiente SALVADOR (ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6.)
    Eu faria a seguinte comparação para quem ainda tem dúvidas:
    É o mesmo que libertar um prisioneiro por ser considerado inocente, mas obrigá-lo a usar uniforme do presidio pelo resto da vida !
    Ninguém, nenhum cristão deve mudar de religião ou criticar aquela a qual se considera errada em seus ensinamentos.
    DEUS ABENÇOE A TODOS !!!

  7. Valeria disse:

    Amigo e irmão, discordo qd vc utiliza o versículo sobre amar oa nossos inimigos pra fundamentar que devemos amar os homossexuais. Para mim, cristã e crente de que Cristo veio em carne para remir os nossos pecados, os gays ou lesbicas ou mentirosos ou adulteros ou homicidas ou invejosos…. não são meus inimigos. Não são inimigos de nenhum salvo em Criato Jesus. O fato de escolherem uma pratica claramente rejeitada por Deus, não os faz nossos inimigos. Assim como qualquer um que vive numa vida de desobediencia dissoluta a Deus, como eu e vc viviamos, se torna inimigo de Deus. Somos todos alvos do amor e da misericordia divina. A sua colocaçao afirma que os temos como nossos inimigos. O que faz alguem se inimigo nosso é a forma, as açoes com tal pessoa decide nos tratar, os sentimentos que tem ao nosso respeito.
    Quando a Palavra de Deus diz pra amar os inimigos,ou seja, aqueles quw nos perseguem, ela está dizendo pra que além de não revidarmos, devemos nutrir aentime tos bons, perdoar e pedir a Deus pir eles.

    • pedrasclamam disse:

      Vc não deve ter entendido o que eu disse. Lamentavelmente isto acontece quando lemos um texto. A interpretação é livre. O pecado nos faz inimigos de Deus sim, porem o sacrifício de Cristo na cruz possibilita a todos os seres humanos mediante o arrependimento voltarmos para Deus. Em momento algum eu disse que os homossexuais são inimigos de Deus. Ao contrario o texto afirma que para Deus não há qualificação de pecados. Todos pecaram diz a bíblia. A palavra homossexual só aparece no texto quando faço uma reflexão sobre aqueles que insistem em usar o termo para criticar e jogar sobre este grupo fortes julgos. Por isto faço questão de dar os nomes daqueles que insistem nestas práticas. O artigo fundamenta que nada substitui o sacrifício de Cristo na Cruz. Eu prefiro ter um amigo homossexual ao meu lado, do que ter alguém hipócrita, mentiroso, maldoso ao meu lado. Como disse anteriormente a interpretação é livre, porem não suas colocações há vários equívocos. Antes de publicar qualquer artigo tomo o cuidado de ler e reler cada paragrafo, para não correr o risco de publicar algo que ao invés de edificar leve confusão, ou duvidas. Cada artigo é refletido a luz das escrituras, para isto sou um continuo estudioso das escrituras. Este blog é um espaço para a reflexão, nosso principal objetivo é despertar a consciência. Você é livre para tirar suas conclusões, aqui o dialogo é sempre bem vindo. Fique na paz.

  8. Mizael disse:

    Parabéns ótimo discernimento

  9. Maria Vitória disse:

    👏👏👏👏👏

Deixe um comentário