Tenho ido a muitas igreja e é incrível como muitos tem utilizado o termo avivamento sem conhecimento do que isso significa.
Avivamento não é emoção, avivamento é anulação, esvaziamento total e completo do meu eu. É morte e sepultamento de todo meu ego e meu eu interior.
Se não houver esse esvaziamento Deus não pode me tornar como um todo.
Um verdadeiro avivamento vem de um arrependimento genuíno e verdadeiro, e isso trás transformação, regeneração. E isso é refletido na forma de arrependimento de um povo e até de uma nação. Avivamento é anulação do pecado e da iniquidade de um povo. Nunca houve um avivamento sem que houvesse arrependimento e a busca por Deus de uma forma sincera e verdadeira.
1) Avivamento não vem de simples lágrimas, isso é mera emoção.
Avivamento vem de lagrimas de sangue, fruto de um arrependimento tão forte, tão real que somos quebrados de dentro para fora. Quebrados ao ponto de clamarmos para Deus nos fazer de novo.
Só um verdadeiro novo nascimento pode trazer um real avivamento. E isso não é uma ação única, é uma ação que inunda e transborda tudo e todos.
O verdadeiro avivamento é uma inundação de arrependimentos.
NÃO HÁ AVIVAMENTO SEM ARREPENDIMENTO VERDADEIRO. NÃO HÁ!!!
“Eu Sou Deus. Ainda antes que houvesse dia, Eu Sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?”. (Isaías. 43.12-13).
É de Deus tanto o querer como o efetuar – Filipenses 2.13
Como é possível um avivamento sem Deus? Se queremos algo relacionado com Deus precisamos estar debaixo da Sua vontade.
2) Outro ponto, não há avivamento sem a pregação genuína do evangelho. E isso deve ser feito com conhecimento da palavra, vida de oração e ações pastorais focada da piedade em prol dos que sofrem. A pregação deve falar sobre as necessidades do mundo. Como pode haver um avivamento se não existem ações sociais diante dos necessitados. Precisamos de consciência politica, porem sem gerar dependência e idolatria a políticos e partidos.
Precisamos de uma pregação que saiba dialogar com os diferentes de nós.
Precisamos de uma pregação que apresente um Deus presente nas reais necessidades humanas.
Vida plena vem de uma vida diante de Deus e de Sua palavra. É impossível pregarmos sobre Deus e não vivermos como Deus nós ensina. Não podemos nos esquecer que um verdadeiro cristão é imitador de Cristo, pois Cristo em tudo se igualava a Deus. ( Efésios 5.1)
3) Avivamento é sinal de conversão genuína. Algumas igrejas transformaram as conversões em algo mágico, puramente emocional. Mas uma conversão não é isso. É um grande processo. E em muitos casos não acontece da noite para o dia.
Conversão é processo de matar o velho ser humano que existe dentro de nós, e moldarmos o todo do nosso ser ao Ser de Cristo. (I Coríntios 5.17)
E isso só é possível se houver uma ação verdadeira do Espirito Santo.
“Não é por força e nem violência, mas sim pelo Meu Espirito”. (Zacarias 4.6)
É o Espirito Santo quem convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo. ( João 16.7-11)
É preciso que o Espirito aja porque a conversão não é um sacrifício.
Pois o sacrifício já foi feito por nós, tendo Cristo se dado por todos nós na cruz.
Então não adianta fazer reuniões, por fundo musical, tentar emocionar a plateia, trazer pregadores que adivinham tudo, no intuito de de ludibriar os ouvintes.
A conversão é de dentro para fora e envolve um encontro verdadeiro com a palavra e o Espirito de Deus.
Jesus disse: ” as palavras que eu vos disse são Espirito e vida”.
(João 6.63)
Essa ação do Espirito envolve tudo que sou, é mente, intelecto, corpo alma e espirito. Envolve tudo que sou, tudo que penso e acredito.
É transformação de caráter, personalidade, índole. É tudo, se não for tudo, não é conversão!
Deus não nos aceita pela metade!
Atualmente o que vemos é pessoas dentro de igrejas emocionadas, sem conhecimento algum da bíblia. É só emoção, emoção, ofertas, dízimos, prosperidade, cura disso, cura daquilo, profecias, cantar e cantar e cantar. E transformação do caráter nada!
Como que se pode acreditar que alguém recebera algo de Deus sem o conhecimento Dele?
“A fé vem pelo ouvir e ouvir da palavra de Deus”. (Romanos 10.17)
Não há atalhos, não adianta tentar corromper Deus.
Deus não aceita barganhas, tem que ser pelo Seu Espirito e por Sua palavra.
Isso explica o que estamos vendo no mundo. O apostolo Paulo nos adiantou essa realidade:
“Saiba que nos últimos dias haverá tempos muito difíceis.
Porque as pessoas só amarão a si mesmas e ao dinheiro. Serão arrogantes e orgulhosas, zombarão de Deus, desobedecerão a seus pais e serão ingratas e profanas.
Não terão afeição nem perdoarão; caluniarão outros e não terão autocontrole. Serão cruéis e odiarão o que é bom,
trairão os amigos, serão imprudentes e cheias de si e amarão os prazeres em vez de amar a Deus.
Serão religiosas apenas na aparência, mas rejeitarão o poder capaz de lhes dar a verdadeira devoção. Fique longe de gente assim!” (2 Timóteo 3.1-5)
Sabe quem são esses que Paulo fala neste versículo? Muitos dos frequentares de muitas igrejas e que insistem em ouvir a palavra e não praticar.
O avivamento só vira diante de um genuíno arrependimento diante da palavra de Deus e do Seu Espirito.
Quer saber o que realmente é uma conversão aos padrões bíblicos? Leia: O discípulo radical de John Stott.
Nesse livro o autor descreve que a principal marca de um verdadeiro convertido é o seu inconformismo com o mundo. Se isso não brotar no seu coração, você precisa rever sua conversão.
Hoje vemos conversões que levam as pessoas a sentirem falta dos prazeres do mundo. Uma conversão bíblica nos faz desejar a Deus e Sua palavra.
4) É preciso entender que o Espirito Santo não age em nós para promover emoções, Sua ação é despertar a nossa consciência para tudo que é bom, verdadeiro, justo e santo.
Eu sempre digo: “quem tem o Espirito Santo não pratica o mal e se vier praticar terá um verdadeiro arrependimento”.
É incrível ver tantos crentes saírem de igrejas chorando e mesmo assim são incapazes de agir em amor, em perdão, em sinceridade, em justiça e misericórdia para com os que sofrem.
A prova disto é o numero gigantesco de crentes que são a favor da tortura, da violência, da morte, do aborto. Quantos são os conviventes com as injustiças sociais. Quantos são os que idolatram políticos e partidos corruptos.
Quantos que se dizem cristãos e são incapazes de agir com piedade com os mais necessitados.
É uma incoerência se dizer cristão e apoiar a violência e o sofrimento dos mais desfavorecidos.
O Brasil é uma das maiores nações evangélicas do mundo, porem nada vemos de mudança no nosso mais conhecido defeito cultural: o jeitinho brasileiro!
A corrupção não acaba, ao contrario ela piorou pois agora os representantes das igrejas também fazem parte da corrupção e das maldades sociais.
Avivamento não se compra, não se manipula, pois Deus é Soberano! Todo poder pertence a Ele!
Vamos despertar para essas verdades!
5) Muitos pregadores em suas mensagens estão ensinando ao povo a trocar a gloria eterna com Deus no céu, pelas glorias momentâneas num mundo caído pelo pecado e pela maldade. Para muitos o importante é vencer e conquistar, porem a bíblia pergunta: o que dará o homem por sua alma? ( Mateus 16.26-28)
É preciso dizer que para irmos para o céu nada poderemos levar deste mundo, a não ser nossos valores e caráter.
“Deus se importa com aquilo que somos e não com aquilo que temos”.
O que me entristece muito é saber que muitos estão na igreja pelo medo, pela culpa e infelizmente a grande maioria só estão pelos benefícios!
Que triste isso. O apostolo Paulo nos fala sobre isso em 1 Coríntios 2.9:
“Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”;
Nada nesse mundo se compara com a gloria vindoura. Esse é o grande desafio das nossas vidas. É por isso que Deus deu o Seu filho amado por nós. É isso que João 3.16 fala quando diz que: todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida Eterna!
Eu só quero um avivamento verdadeiro e para isso eu tenho que ser mais verdadeiro ainda.
E tenho que dizer: um avivamento só virá se houver arrependimento verdadeiro, bíblico e no Espirito no meio do povo e da igreja.
Não posso me deixar levar pelo sistema, tenho que falar e viver a verdade.
Pois só Jesus é o caminho, a verdade e a vida. E Ninguém irá a Deus sem Jesus! ( João 14.6)
“E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos;
E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;
E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo.
O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor;
E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. (Atos 2.17-21)
A Deus toda honra, toda gloria!
Paulo Siqueira
E também penso que um avivamento genuíno traz o desejo da volta de Cristo e do arrebatamento, bem como a pregação dessa verdade. Cristo está voltando em breve!
Também creio, os sinais estão as portas. Vamos agir como as virgens prudentes e aguardar o NOIVO!