Expo Cristã 2019: o verdadeiro espetáculo de horror

Neste ano, quem visitou a Expo Cristã se deparou com zumbis, bruxos, monstros, bonecos ameaçadores e muitas caveiras. Isso porque a feira de negócios gospel se instalou no Anhembi, no Pavilhão 1, enquanto que no Pavilhão 2 ocorria a Feira Horror 2019, onde se lembravam dos clássicos de horror no cinema, televisão, games e cultura pop.

expo20192expo20191

Mas o verdadeiro horror pudemos ver foi dentro da própria Expo Cristã. E ele começou na quinta, dia da Cerimônia de Abertura, anunciada com toda a pompa e circunstância com a ilustre presença do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro.

expo20193

Enfim, éramos quatro usando as camisetas do “Voltemos ao Evangelho puro e simples, o $how tem que parar”. Chegamos às 7:45h, uma vez que pelo anúncio o evento começaria às 8h. Lá chegando, poucas pessoas esperavam a abertura do portão principal. E, ao lado, a já conhecida “Sala Vip”, uma porta que leva a um espaço que só pode ser acessado por pastores renomados e políticos.

Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. – Romanos 2:11

Ficamos entre a porta principal e a porta vip. O portão principal se abriu, as pessoas foram entrando e chegando. Aos poucos os vip também foram chegando, em bem menor quantidade. Quem era vip de verdade entrava rapidamente, nem precisava se apresentar. Quem não era mas queria ser ficava um tempão na fila tentando argumentar, e por fim desistia e entrava pelo portão dos meros mortais.

Passado um tempo, entramos (pelo portão dos pobres, é óbvio!). A Cerimônia de Abertura ocorreria no fundo da feira, num palco que construíram para os shows gospel que haveriam durante todos os dias. Lá também havia um setor vip, devidamente cercado com grades, coberto por tapetes vermelhos e ostentando cadeiras de metal trabalhado com assento almofadado. Fora desse setor, os pastores pobres tinham a seu dispor as velhas e conhecidas cadeiras de plástico de sempre em cima do carpete preto.

expo20194expo20195

Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores. – Tiago 2:9

Logo percebemos que os organizadores esperavam muito mais gente do que realmente veio. O tempo passava e o espaço não lotava. Em certo momento, surgiu uma multidão de pessoas, uma comitiva gigantesca que devia prenunciar o “deus” dessa feira: eram os “acompanhantes” do Prefeito de São Paulo Bruno Covas, a maior autoridade política ali presente, já que os organizadores “levaram um chapéu” do Presidente Bolsonaro. Nem o Governador “arroz de festa gospel” João Dória compareceu. Assim, restou à multidão se apegar ao prefeito.

Mesmo com baixa lotação, às 10 horas finalmente a tal cerimônia começou. Foi uma mistura de Santo e Profano. Houve um vídeo evangelístico, um quarteto e uma orquestra com músicas de louvor, mas também houve uma cantora que parecia mais querer mostrar seu potencial vocal do que efetivamente louvar, além dos cansativos discursos de pastores e políticos, com seus eternos “agradeço a fulano, sicrano, beltrano blablabá”,

Mas o Profano se sobressaiu sobre o Santo.

No vídeo a seguir, temos algumas cenas da Cerimônia de Abertura. Fica bastante claro quem era o “senhor” naquele lugar.

O ápice do evento foi quando o Presidente da Câmara de Vereadores de São Paulo Eduardo Tuma (não confundir com o Eduardo Cunha, como o fez o Bispo Rodovalho) anunciou três atos da Prefeitura e da Câmara com isenções em favor das igrejas evangélicas. Foi o momento em que o público aplaudiu mais. E o terceiro ato, que versava sobre o perdão de todas as dívidas de construção e regularização de igrejas evangélicas a partir de 2014 beneficiava especialmente a Igreja Universal do Reino de Deus, do Bispo Edir Macedo, cuja construção do Templo de Salomão – inaugurado em 31 de julho de, obviamente, 2014) estava imersa em irregularidades.

Só para você sentir o tamanho da coisa:

“A construção do Templo de Salomão levou a Igreja Universal do Reino de Deus a empenhar mais de R$ 680 milhões na obra, e agora, a denominação do bispo Edir Macedo pode ser obrigada a arcar com mais R$ 100 milhões de multas cobradas pela prefeitura de São Paulo.” – Fonte: Gospelmais

Enfim, é ou não é para aplaudir de pé, igreja?

O discurso com todas essas isenções e rapapés está no vídeo que indicamos acima. O dinheiro DEVIDO que essas igrejas deixarão de pagar à prefeitura não será revertido para melhorias na saúde, educação, acessibilidade, segurança, moradia e manutenção da cidade. Mas, em troca, o Prefeito Bruno Covas e os Vereadores como Eduardo Tuma já terão os votos dos fiéis garantidos nas eleições do ano que vem.

Mas não só de política vive o Reino do Gospel. Também teve propaganda de banco. No caso, o Banco Santander que, como bem lembrado pelo Nei, no ano passado foi demonizado por esses mesmos (im)pastores por ter patrocinado a exposição Queermuseu. Por conta da polêmica na época, muitos pastores e crentes encerraram suas contas no banco para boicotá-lo.

expo20196

Mas, passado um ano, o Santander se “santificou” ao apoiar financeiramente a Expo Cristã, teve seus pecados perdoados pela distribuição de dinheiro e agora é a instituição financeira recomendada para gerenciar as contas das igrejas evangélicas do Brasil.

IMG_20191017_122127729IMG_20191017_122137654

A Expo Cristã, neste ano, teve muito menos expositores e ocupava um espaço muito pequeno. O que fez algum volume foram as atrações “Arca de Noé”, “Coliseu” e outras. No mais, pouquíssimas livrarias, muitas lojinhas de roupas e bugigangas gospel, uma concessionária com carros de luxo, uma empresa de Inteligência Artificial. Não havia os estandes do Malafaia, Marcos Feliciano, Estevam Hernandes e outros que costumam ser figurinha carimbada nesse evento. A coisa estava bem “pobrinha”, embora gospel que é gospel não pode admitir uma derrota dessas.

Voltamos à feira no sábado para desfilar com as frases em nossas camisetas, e como é o mais do mesmo não vale a pena comentar. Só lamentar.

Concorda conosco que o verdadeiro horror estava no Pavilhão 1 e não no Pavilhão 2?

expo20197

Que Deus nos abra os olhos para a Verdade.

Voltemos ao Evangelho puro e simples,
O $how tem que parar!

A DEUS toda a honra e toda a glória para sempre.

IMG_20191017_105615228IMG_20191017_121704257

Esse post foi publicado em Igreja e Sociedade, Mundinho gospel e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s