Expocristã 2018 e a convocação para um mesmo propósito

Um vídeo lindo, tipo comercial de fim de ano de instituição bancária. Mas, ao final, não vemos o nome deste ou daquele banco, mas a marca Expocristã (o que, se pensarmos bem, traz algumas semelhanças).

Pelo vídeo, somos informados de que estamos em guerra – guerra espiritual – porém o Inimigo se utiliza de armas materiais (miséria, fome) para vencer. E somos convocados a lutar sob o comando do General Supremo Jesus Cristo, utilizando como armas o amor ao próximo, compaixão e união. E a convocação denota que, juntos no propósito da Expocristã, poderemos vencer essa guerra.

Mas… o que a feira de negócios evangélicos Expocristã tem a ver com a linda mensagem do vídeo?

2018-08-26

Desde 2009 temos acompanhado essa e outras feiras do mesmo público-alvo. Basicamente, o propósito tem sido o de um empreendedor alugar um espaço, subdividi-lo e alugá-lo para igrejas, líderes gospel e empresas relacionadas (editoras, lojas de amuletos gospel, gravadoras etc). Normalmente, tem-se um espaço para apresentações musicais, teatro e pregações ou palestras, algumas gratuitas (para servir como chamativo para a multidão de fiéis), outras pagas, com ingressos vendidos antecipadamente. Em algumas edições, vemos mini estandes apresentando obras sociais, mas esse corredor costuma ser o mais vazio (exceto pelas moscas, mais crentes que muito crente). Já a praça de alimentação e os estandes das rádios e de lideranças gospel, esses costumam ficar cheios o dia inteiro.

Na abertura da Expocristã, inicialmente se faz um Café de Pastores (numa quinta-feira pela manhã, afinal lideranças gospel não costumam bater ponto como os membros comuns). O que deveria ser um encontro de pastores, orando pela nação, pelas igrejas e até pelo evento, na verdade é a desculpa para a apresentação dos candidatos “pagãos” a algum cargo político ou com plenos interesses no apoio dos evangélicos. No ano passado, por exemplo, tivemos a “quase” presença ilustre do próprio Presidente da República Michel Temer, que na última hora (por causa da imprensa e do que ela poderia falar?) “desistiu” de participar do evento. Mas sem problemas, o então Prefeito João Doria e o então Governador Geraldo Alckmin compareceram ao Café. E deputados e vereadores interessados no “propósito” também.

FOTO-CAFE-DE-PASTORES

Sim, como diz o slogan 2018 da Expocristã: “juntos por um propósito”.

A pergunta que fica é: esse “propósito” tem alguma coisa a ver com o Santo, Santo, Santo? Ou tem a ver com interesses de lucro e de busca pelo poder terreno e sucesso aparente?

Muitos precisam aprender a discernir entre o Santo e o Profano. Tentar transformar coisas profanas em santas é abominação. Tentar santificar a busca por lucro incessante, a venda de indulgências contemporânea, o fanatismo idólatra por personalidades gospel, a barganha entre igrejas e políticos é abominação. E de Deus não se zomba.

Clicando aqui, você terá acesso ao depoimento da Expocristã 2017. Até “moeda da viúva” estava sendo vendida. Alguns, em secreto, venderam suas almas também.

Em um mês, a Expocristã (que carinhosamente chamamos de Expo Mamom) 2018 dará suas caras. E convoca-nos a participar do “seu propósito”. Devemos aceitar essa convocação?

Que Deus nos dê discernimento. E tremor e temor.

Voltemos ao Evangelho puro e simples,
O $how tem que parar!

A Deus toda a honra e toda a glória para sempre.

Em tempo: o Movimento pela Ética Evangélica Brasileira (MEEB) estará lá, não para participar de propósitos escusos e antagônicos ao Evangelho, mas para denunciar as mazelas, clamando para que o Espírito Santo abra os olhos do Seu povo.

Esse post foi publicado em Igreja e igreja, Igreja e Sociedade, Mundinho gospel e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s