Agenor Duque, um neófito no Universo Neopentecostal

apostoloAs Sagradas Escrituras trazem como referência que o líder:“não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo” (1Tm 3.6). Essa é mais uma qualificação que Paulo apresenta na lista de Timóteo para ser um bom servo de Deus. Fica claro que o líder de igreja deve ser alguém relativamente maduro na fé.

Literalmente, neófito significa “recentemente plantado”, como uma árvore verde; recém-convertido (alguém que tenha recentemente se tornado um cristão). Alguém que tem tamanha responsabilidade como a de administrar uma igreja e um povo não pode ser imaturo tanto na fé como na vida cotidiana.

Outro conselho de Paulo, o Apóstolo, a Timóteo foi: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro  que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade”. (2 Tm 2.15)

Agenor Duque e esposa "ungem" vinho da Santa Ceia para ele ter mais poder (só o sangue de Jesus é pouco)

Agenor Duque e esposa “ungem” vinho da Santa Ceia para ele ter mais poder (só o sangue de Jesus é pouco)

Agenor Duque poderia ser mais um pregador no cenário neopentecostal brasileiro, pois vem de uma linha costumeira. Suas referências são Valdemiro Santiago, Edir Macedo, Estevam Hernandes, Silas Malafaia, Renê Terra Nova, Benny Hinn, Jerônimo Onofre da Silveira e outros. Agenor aprendeu um pouco com cada um deles, porém todos, de uma forma ou de outra, influenciaram sua forma de ser e agir. Sua igreja ganhou notoriedade diante das extravagâncias litúrgicas e teológicas. Agenor pegou o que os outros já faziam e transformou em um festival místico, gnóstico, mágico. Não há impossíveis, tudo é possível, pois ele é o representante de Deus, onde uma simples oração se transforma em um festival fenomenológico. Seus cultos são um desafio ao discernimento entre o Sagrado, o profano e o circo. É muito grito, muito entusiasmo, muito deus, porém poucas referências à tradição e fundamentos genuinamente cristãos.

Agenor se diz formado em teologia, porém pouco usa as Sagradas Escrituras dentro do referencial teológico. Sua liturgia é nada cristã. A Igreja Apostólica Plenitude do Trono de Deus se diferencia até mesmo das igrejas neopentecostais tradicionais.

O distanciamento bíblico parte do princípio da sua nomeação como apóstolo. Assim como outros, ele insiste em se intitular apóstolo.

Recentemente ganhou bastante notoriedade no cenário nacional por um vídeo viral onde amaldiçoava seus desafetos, declarando-se poderoso, com poderes vindos do alto, pois é homem de Deus. São muitos os vídeos vazados nas redes sociais onde o que se vê são ações em inconformidade com as Sagradas Escrituras. Inconformidades tantas, que fica difícil encontrar um elo entre as tradições cristãs e as práticas de Agenor e sua igreja.

Ouso chamar a Igreja Plenitude, o Agenor e seus fieis de uma comunidade de interesses, onde cada um está ali com propósitos totalmente definidos. Nesse emaranhado de inconformidades está o uso da hipnose como prática de libertação das pessoas de vícios e curas em geral. Enfim, tudo é cercado de extrema excentricidade. Tudo é feito para despertar e chamar a atenção, pois os recursos midiáticos são as principais formas de propagação e atração de novos membros. Não importa se os testemunhos deixem certas dúvidas ou interrogações. O importante é que todos saibam que ali há poder.

Seguindo as lógicas neopentecostais, o sucesso, o poder e a prosperidade são o foco. Para isso é preciso conquistar, tomar posse, passar por cima, ser cabeça. Para chegar a tudo isso, constantes desafios financeiros são colocados diante dos fieis. Desafios diários e corriqueiros, uma comunidade onde tudo tem seu preço e tudo é conquistado pela fé através do desprendimento financeiro. Ir a um lugar como esse de bolso vazio é uma grande ofensa, diz Agenor. Exemplificando isso temos o episódio onde sua esposa se assenta em um trono e os fieis formam filas para tocar seus pés para serem abençoados. Mas é preciso depositar certa quantia em dinheiro. No vídeo essa encenação é mostrada, e no áudio se percebe o povo sendo orientado a ser rápido em depositar o dinheiro e sair. Esse vídeo vazou nas redes sociais, mas logo foi bloqueado pela liderança da igreja.

Outro episódio marcante foi Agenor sendo surpreendido em um estacionamento com um carro importado de marca famosa. O vídeo também caiu nas redes sociais e logo Agenor teve que se justificar, dizendo que o carro era emprestado. Sem contar a infinidade de vídeos onde Agenor demonstra sua prosperidade em voos em avião particular em inúmeras viagens à Israel. Fico a me perguntar o por quê de tantos vídeos. A resposta é simples: é preciso usar as mídias para expandir a comunidade de interesses. Sem contar a matéria da Revista Época, levantando o tapete sobre o ministério Plenitude e Agenor.


Iniciei esse artigo definindo a palavra neófito, pois só é possível entender os porquês de tudo se aplicarmos a Agenor a classificação de neófito, afinal seu comportamento é o de um menino.

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
  (1 Co 13.11)

Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
(Ef. 4.14)

Não basta ser apóstolo. Tem que ser rei. Rei Momo Gospel.

Não basta ser apóstolo. Tem que ser rei. Rei Momo Gospel.

O perigo da liderança de um neófito é que isso pode lhe “subir à cabeça”. Ele pode ficar inchado e o resultado seria que ele cairia em muitas condenações do diabo. Sem contar o enorme orgulho, um pecado terrível para uma liderança. Tanto o orgulho como a arrogância transformam anjos em demônios.  A arrogância cega, pois se transforma em vaidades e ganância. Sem modéstia alguma, Agenor e seus pais na fé não escondem os frutos dos seus ministérios. E parecem influenciar a todos os seus seguidores a buscar os mesmo frutos, e claro que isso tem um custo alto.

Outro ponto ignorado por Agenor e os demais líderes do universo neopentecostal é o fato de que a ênfase na doutrina dos verdadeiros apóstolos de Cristo repousa nas Sagradas Escrituras, tanto que em Atos 2 se enfatiza que todos seguiam as doutrinas dos apóstolos e são descritos os seus feitos.

Esquecem-se que em Gálatas 1.8 Paulo diz: Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema”.

Ou seja, só é possivel entender as meninices de Agenor se levarmos em conta que estamos diante de um neófito, de alguém que deveria estar ainda aprendendo. Quem sabe assim tudo seria diferente.

maxresdefault (1)

As sandices e bizarrices são frutos da irresponsabilidade de um líder que optou pela excentricidade, porém se esqueceu de que com as Sagradas Escrituras não se brinca. Por que afirmo que Agenor é um menino na fé? Pois se as extravagâncias da Plenitude não forem meninice, só podem ser falta de um cárater genuinamente cristão, no qual os Frutos do Espírito Santo seriam derivados das Sagradas Escrituras. Um líder que se entitula apóstolo e não usa a Bíblia como sua referência essencial tem algo errado. E quando usa a Bíblia, a utiliza de forma exegética e hermeneuticamente equivocada com a história e as tradições realmente cristãs.

Procura, isto sim, apresentar-te aprovado diante de Deus, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a Palavra da verdade.
( 2 Tm 2.15)

Chamo de irresponsabilidade os atos de Agenor, pois só um néscio (sem instrução, sem discernimento, sem sentido, sem coerência, sem competência, ignorante, estúpido, incapaz, inepto, bronco, lerdo, arrogante) para brincar com as coisas de Deus.

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento.                                      
( Pv 9.10)

Para entender tudo isso tenho acompanhado os cultos e eventos do Agenor e da Plenitude. Não é fácil, pois é um segmento muito distante da tradição evangélica brasileira. Espero que o Espírito Santo possa agir trazendo arrependimento e transformação.

Esse post foi publicado em Igreja e igreja, Igreja e Sociedade e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Agenor Duque, um neófito no Universo Neopentecostal

  1. CHRISTIAN disse:

    CARO IRMÃO CONCORDO PLENAMENTE COM VC A RESPEITO DESSE CIDADÃO QUE SE INTITULA APOSTOLO DE DEUS MAIS DE DEUS NÃO TEM NADA TA MAIS PARA APOSTOLO DO DIABO DO QUE DEUS TENHO ACOMPANHADO ESSE CIDADÃO PELA TV E VISTO AS BIZARRICE QUE ELE APRONTA EM FRENTE AS CAMARAS EM CIMA DO PULPITO E COISA QUE SE UM CIDADÃO UM CRENTE MELHOR DIZENDO QUE CONHEÇE UM POUQUINHO SÓ DA PALAVRA DEUS DO EVANGELHO VAI ENTENDER QUE ISSO TUDO QUE FALA E FAZ EM UMA MONSTRUOSA PICARETAGEM PARA BENEFICIO DELE PROPRIO E SUA CORJA QUE O CERCA EU VEJO UMA PESSOA DOENTE ALUCINADA PELO PODER E PELO DINHEIRO QUE USA A PALAVRA DE DEUS DE UMA FORMA COMPLETAMENTE INRRESPONSAVEL MAIS O QUE MAIS ME DOI E VER TANTAS PESSOAS COM TANTAS MAZELAS DIFICULDADES FINANCEIRAS TIRAR DA PROPRIA BOCA PARA ENTREGAR NAS MÃOS DE UM VERDADEIRO PICARETA DO EVANGELHO COMO ESSE QUE TEVE COMO PROFESSORES OS MAIORES CAFETOES PICARETAS E SALAFRAIOS DOS ULTIMOS TEMPOS NO EVANGELHO DE HOJE AGORA AS PESSOAS SÃO TBEM CUPADAS POR TUDO ISSO POR NÃO EXAMINAREM AS SAGRADAS ESCRITURAS POR NÃO BUSCAREM O CONHECIMENTO DA VERDADE NELAS INFELISMENTE COMO ELE O BRASIL E O MUNDO ESTA REPLETO DEPOIS DE 4 ANOS CONVERTIDO AO EVANGELHO DESCOBRI A PODRIDÃO QUE SE ARRASTA POR DETRAS DOS PULPITOS PENSEI ATE ABANDONAR A MINHA CRENÇA E VOLTAR PARA O MUNDO MAIS O SENHOR NOSSO DEUS UM DIA ME TOCOU E ABRIU MEU CORAÇÃO MINHA MENTE E COMECEI A ESTUDAR AS SAGRADAS ESCRITURAS E VI QUE MEU OBJETIVO E JESUS CRISTO E NUNCA O HOMEM FOI AONDE ARRUMEI FORÇAS PARA ESTAR NA MESMA LUTA QUE VCS CONTRA ESSES PICARETAS QUE ESTÃO SIM AFASTANDO AS PESSOAS DE CRISTO AO USURPA LAS FIQUEM COM DEUS E VAMOS TODOS A LUTA PARA LEVAR A VERDADEIRA PALAVRA DO EVANGELHO UM GRANDE ABRAÇO.

    • pedrasclamam disse:

      Oremos meu irmão, a luta é árdua, a obra é grande e os ceifeiros são poucos. Louvado seja Deus por sua onisciência e onipotência. Nada pode mudar Seus planos. Conte conosco.

      Fica na paz, grande abraço.

      Paulo Siqueira

  2. Honorio disse:

    Paz e a graça de nosso senhor jesus, irmãos não consigo nem ver este homem.

    • pedrasclamam disse:

      O que é dele esta guardado, Deus não se deixa escarnecer. Logo veremos a verdade sobressaindo sobre toda mentira.

      Fica na paz.

      Paulo Siqueira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s