Viagem missionária ao Acre

paulo5Na semana passada tive a oportunidade de estar em Rio Branco, no Acre, a convite da Igreja Batista Restauração. Essa viagem missionária consistia na participação em um debate aberto sobre ética cristã, com as igrejas e lideranças locais; um culto ao ar livre no centro de Rio Branco; e cultos locais na referida igreja.

Gostaria de destacar que Rio Branco tem alguns pontos pertencentes somente ao Acre. Segundo o IBGE, Rio Branco é a capital com o maior percentual de evangélicos no Brasil. Mais de cinquenta por cento da população do Acre se denominam evangélicos, um número que poderíamos exaltar, pois o objetivo é conquistar o máximo de terreno. Porém, assim como em todo o Brasil, em Rio Branco não é diferente: o percentual crescente de evangélicos não faz a diferença, pois os mesmos males que assolam as demais capitais são refletidos em Rio Branco.

Há desigualdade social, corrupção política, igrejas influenciadas pelos desvios doutrinários provocados pela teologia da prosperidade (que faz da igreja local uma igreja totalmente mercantilista, carnal e enfatizada nos sacrifícios humanos). Claro que, com suas devidas exceções, a igreja de Rio Branco é uma igreja que é diretamente influenciada pelo movimento apostólico e pelas ações do movimento celular, fazendo com que facilmente se perceba que, assim como em outros lugares, ao se conversar com crentes da cidade se perceba um descontentamento com a espiritualidade.

pauloA visita ao Acre se inicia com um debate sobre ética cristã. É preciso ressaltar que todos os líderes eclesiásticos de Rio Branco receberam convites para estar presentes no debate, que aconteceu no auditório da FAMETA. Porém, somente quatro líderes compareceram, e o mais intrigante foi saber que muitas lideranças condenaram o evento em seus púlpitos, bem como proibiram seus membros de estar presentes.

O evento recebeu ampla cobertura da mídia local, inclusive uma entrevista ao vivo foi realizada em programa local do SBT. Foi muito triste a ausência de muitos líderes, porém o debate ocorreu como deveria ser, e os presentes tiveram a oportunidade de conhecer a história do MEEB, bem como o que pensamos e como agimos.

paulo2Nesse sentido, o debate foi uma oportunidade ímpar de poder descrever a todos que todo princípio ético parte do próprio Deus, que estabelece normas e regras de vivência através da Sua soberania.

Não foram deixadas para trás as definições de ética que partem da ciência e se fundamentam no conhecimento.

A participação do público foi bastante importante, pois o debate foi transmitido ao vivo pela internet, onde todos puderam fazer perguntas e se manifestar.

Apesar da ausência de muitos líderes, acredito que o debate alcançou o seu êxito, que é o de não nos calarmos diante das constantes transformações do mundo moderno.

A Igreja Batista Restauração é uma igreja corajosa. Não é a maior na cidade em número de membros, porém seus membros ultrapassam os limites da utopia, crendo que um mundo melhor é possível através da pregação do Evangelho e do relacionamento de toda a comunidade.

As demais atividades realizadas na visita ocorreram no templo da Igreja Batista Restauração, onde tive a oportunidade de pregar e de ensinar na EBD. As mensagens tiveram como foco as cartas do Apóstolo Paulo, principalmente o texto de Romanos 12.1 e 2 Coríntios 5.17, no propósito de despertar a igreja para uma verdadeira espiritualidade, que parte da inconformidade com o mundo, principalmente com as atitudes de comportamento da igreja e seu povo, que partem de princípios de ventos de doutrinas que transformam a igreja em uma fonte de entretenimento, ao invés de uma fonte de espiritualidade, dentro de doutrinas fundamentadas em misticismo exacerbado, oriundo de fórmulas mágicas e metodologias não fundamentadas no texto bíblico.

É preciso dizer que, apesar do alto índice de evangélicos na cidade, ela também sofre pelas influências de uma teologia decadente, não influenciada pelas bases históricas e pelas essências do verdadeiro cristianismo. O povo de Rio Branco vive sob a influência da teologia pragmática americanizada, espelhada por líderes que desconhecem a prática de um cristianismo fundamentado no amor, na justiça e na vida de Jesus e de Seus verdadeiros Apóstolos.

paulo3Falar de uma verdadeira espiritualidade em uma sociedade onde a igreja é marcada pelas questões de crescimento numérico e pelos constantes atos de um misticismo exacerbado e descontrolado foi uma tarefa intrigante para mim, aperfeiçoando-me e fazendo com que eu crescesse mais ministerial e pessoalmente.

A Igreja Batista Restauração é uma igreja diferenciada, pois é pastoreada por um pastor que não teme ser confundido com as ovelhas. Ao contrário, é um homem simples, que faz do seu pastoreio um exemplo da integridade que deve haver entre um pastor e suas ovelhas. É uma igreja que se destaca por sua comunhão e por sua sede de aprender mais e mais do Evangelho, pois não foge à sua responsabilidade social e espiritual para com a cidade de Rio Branco, bem como para o Estado, pois é uma igreja missionária, que está pronta a atender o Ide de Jesus.

Quero agradecer ao irmão Rui, ao pastor Breno, bem como a cada irmão, a cada irmã que me receberam com carinho e respeito. Nossa comunhão continua, pois a obra de Deus não para. Fiquei muito feliz de saber que, mesmo em um Estado tão distante, há pessoas que não se dobraram aos deuses deste mundo e que continuam com sede do Evangelho puro e simples de Jesus, e que não temem em declarar em alta voz que o $how tem que parar.

Irmão Rui e Pastor Breno

Irmão Rui e Pastor Breno

A Deus toda a glória.

Paulo Siqueira

Esse post foi publicado em Igreja e igreja, Igreja e Sociedade e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s