De quem sois imitadores? – trecho de reportagem da revista Panorama Cristão

receitamedica033Durante a III FLIC Salão Internacional Gospel foi lançada a edição no. zero da Revista Panorama Cristão.

[…] São do teólogo Demétrius Franck (63)as palavras: “Um absurdo que parece não ter fim e a cada dia se agrava ainda mais. Hoje em dia temos uma grande parte das lideranças, dos músicos e da população evangélica em geral se rendendo aos apelos do mundo e buscando uma semelhança diabólica que preferem chamar de modernidade, evolução ou ainda entretenimento. Antigamente os cultos eram direcionados a Deus e pessoas saíam transformadas, hoje os tempos mudaram… A transformação não se faz necessária. Se tornou algo ultrapassado como alguns dizem por aí, o importante é trazer a pessoa para a igreja, tê-la como dizimista e entretê-la. Todos os esforços são em cima do entretenimento. Temos “Pastores” de todos os tipos, atendendo a todos os gostos: dançarinos, surfistas, roqueiros, artistas que dominam a técnica do stand-up comedy pregando de forma diferente com uma abordagem cheia de humor e piadas, marqueteiros, milagrosos. Proféticos, líderes de igrejas inclusivas e pastores PHD quando o assunto é teologia da prosperidade.

Na política cada vez mais evangélicos se infiltram e misturam fé com política, sob o argumento que o povo de Deus tem que participar das mudanças políticas do país, porém só se preocupam em conseguir votos e fazer igrejas de palanque. Na música, uma verdadeira invasão mundana e uma oportunidade de se dar bem. Nunca se viu tantos cantores do mundo que deram uma guinada em suas carreiras mergulhando no gospel, cachês absurdos, pulos, gritos, atos proféticos avessos à Bíblia, histeria, acessórios idólatras como fitinhas tipo “Senhor do Bonfim”, só que com o nome dos artistas preferidos. Atos heréticos, calças coloridas apertadinhas, fã-clube. E como no mundo secular as drogas fazem parte da vida de alguns músicos e de pessoas que frequentam o mundo artístico, no nosso meio tem até aqueles que cheiram a Bíblia ou colocam dinheiro dentro dela. O Apóstolo Paulo disse certa vez em I Co 11:1 “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo”. Precisamos atentar a essa recomendação nada interessante para os moderninhos oportunistas.

Devemos ter como referência a história de Daniel, ele se recusou comer dos manjares do rei, na verdade os babilônios tentavam mudar o modo de pensar de Daniel. O fato é que Daniel não se comprometeu e encontrou uma maneira de viver de acordo com os padrões de Deus em uma cultura que não honrava a Deus. É exatamente a situação que vivemos hoje, precisamos de mais homens como Paulo e Daniel que são firmes em valores e que não se contaminam com inovações absurdas que não são amparadas pela palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.”

receitamedica032Para o Reverendo Paulo Siqueira (45), pós-graduado em Filosofia Contemporânea e História pela Universidade Metodista de São Paulo e fundador do Movimento pela Ética Evangélica Brasileira, que tem o slogam “O show tem que parar!”, a opinião do teólogo Demétrius é verídica e ele ainda acrescenta: “Analiso que vivemos uma crise primeiramente da identidade cristã, depois das bases históricas e da cultura cristã. É preciso que muitas lideranças saibam que o cristianismo teve começo, meio e um fim proposto e tudo isso está contido na Palavra de Deus, o texto base da fé cristã. Isso faz com que minha análise sobre a conduta de muitos cristãos nos dias de hoje seja bastante pessimista, pois o que vejo não são condutas cristãs, mas sim um emaranhado de invencionices. É triste ver que nem mesmo algumas igrejas ditas históricas perseveraram nas essências cristãs. Hoje a busca pelo crescimento e pelo lucro faz com que muitas igrejas e suas lideranças percam os princípios básicos do temor de Deus e façam de tudo e inventem de tudo um pouco em busca de resultados puramente terrenos. Digo isso diante de muitas coisas que tenho visto e ouvido. Hoje, no espaço de culto, tudo é possível. Lamentavelmente, a conduta cristã se tornou um grande show. A igreja se deixou envolver pela modernidade, pois hoje não é mais uma fonte de espiritualidade, mas de entretenimento e lucro. E o desejo de lucro não é só das lideranças, mas também dos participantes, que querem lucrar e se entreter. Dessa forma, não só houve perda de valores, mas valores invertidos. Cansei de ver líderes evangélicos brincando com suas igrejas, como se fossem semideuses. Cansei de ver igrejas sendo dirigidas como verdadeiras empresas, onde o lucro criava mitos de super homens, tudo em nome de Deus, porém nada era para Deus. Cansei de ver a superficialidade dos sermões e cânticos, e em meio a tudo isso vi pessoas frágeis, doentes e sofridas, querendo saber e descobrir mais sobre Deus. Diante desse cenário me dispus a fazer algo que pudesse trazer reflexão e mudança. Então, em 2009, eu e minha esposa iniciamos essa caminhada, chamando a igreja de volta à sua essência e à sua identidade. Já fomos agredidos até por um então deputado estadual evangélico, mas a grande perseguição parte de alguns apóstolos. Porém, outros fazem questão de nos ignorar, mas se utilizam de seus programas de TV e até 20 minutos de seus sermões para tentar nos denegrir e desqualificar nosso trabalho. Hoje, já não tenho mais ideia de até onde nosso trabalho tem repercutido. Muitos são os que já foram tocados pelo chamado do evangelho puro e simples de Jesus”, finaliza. […]

Qual será o futuro dos evangélicos?

É possível prever através do que relata a Bíblia. Mas sabemos que tudo tem ligação com escolhas feitas no presente para escrever as próximas páginas do futuro. Se serão idênticos ou diferentes dos não convertidos, intensos ou superficiais, salvos ou perdidos, separados ou comuns. A Bíblia diz em Deuteronômio: “Se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da Terra. Porém, se não deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão”. Certa vez, um escritor verdadeiramente cristão, bem conhecido, escreveu: “Eu já mudei minha estratégia de pregação do evangelho de Cristo, além de pregar para os não convertidos, prego o Plano de Salvação para os Evangélicos! Muitos precisam aceitar Jesus!”

Anúncios
Esse post foi publicado em Igreja e igreja, Igreja e Sociedade e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para De quem sois imitadores? – trecho de reportagem da revista Panorama Cristão

  1. Edison M. disse:

    Graça e Paz da parte de Cristo. Acompanho todas as postagens, comento algumas, porém essa não seria diferente de nenhuma outra, não desmerecendo as mais antigas mas o tema é muito sugestivo, podemos chamá-lo de ” A Modernidade com Cristo”. Cito o texto em dito por Paulo em Gálatas 1:3-12: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo,
    o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.
    Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho,o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema.Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? ou procuro agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.
    Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens;porque não o recebi de homem algum, nem me foi ensinado; mas o recebi por revelação de Jesus Cristo.
    Acredito que basta o comentário do texto, por Apóstolo Paulo.
    Abraços em Cristo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s