Velho mundo novo

Novamente eu e o grupo que luta pela volta ao Evangelho puro e simples retornamos à Expocristã. Mais um ano se passou, e nada mudou, a não ser a ênfase nos discursos que, desde a sua abertura, tendem a proclamar que o objetivo maior da pregação do Evangelho é o lucro desenfreado.

Segundo Silas Malafaia, pregador do culto de abertura da Expocristã 2011, quem não tem interesse pela prosperidade é um trouxa. Após ouvir isso, me lembrei de um velho livro de Max weber, “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, onde, na época, o autor destacava as influências do capitalismo no comportamento cotidiano da igreja e
de seus líderes.

Foi interessante ver e ouvir Silas Malafaia citar Napoleão Bonaparte e Michael Jordan como exemplos de sucesso para uma platéia em sua maioria de pastores. Não seria Jesus o exemplo a ser seguido? Não, no espírito do capitalismo o exemplo é aquele que vence e está em evidência, pois no capitalismo “quem não faz poeira, come”.

 

Somente há a busca desenfreada pelo lucro, que os ditos “cristãos evangélicos” podem proporcionar num mundo capitalista. Essa é a linguagem nas pregações, nas músicas, nos livros, enfim, esse é o tema do momento.

Palavras como salvação, renúncia, libertação dos pecados, são palavras antagonistas à regra geral do capitalismo. Com isso me lembrei que um dos pontos combatidos pelos reformadores era o fato da igreja usufruir e lucrar com a venda dos objetos ditos sagrados.

Não vi, na Expocristã, a venda de pedaços da cruz de Cristo, mas vi filas intermináveis, gritos histéricos e desesperados em busca de autógrafos de líderes e cantores evangélicos. Antigamente, isso chamava-se idolatria, mas no mundo gospel é até pecado falar nisso.

Saí da Expocristã cabisbaixo, pois anos atrás se orava de forma fervorosa para que a igreja brasileira crescesse, e ela cresceu, porém junto vieram as vaidades, a cobiça, a idolatria, a busca desenfreada pelos tesouros deste mundo. Vi diversas e diversas bíblias, porém percebo que o que mais se destaca não é a tradução ou o texto bíblico, mas os comentários, as notas de rodapé, tanto que alguns ditos “doutores” têm até bíblias em seu nome.

O que se temia anteriormente era a ignorância do povo, porém a ignorância se vence com a educação. O que eu vejo nos dias de hoje é que o povo evangélico brasileiro está alienado das essências do verdadeiro Evangelho de Cristo.

O grande foco é o lucro, tão combatido pelos reformadores na Idade Média, mas que hoje, divulgado, propagado pelo espírito do capitalismo, se tornou o grande valor para muitos líderes e para muitos evangélicos.

Nós, mais uma vez, estivemos lá, chamando ao povo que se volte ao Evangelho puro e simples, onde as barganhas, a cobiça, os tesouros desta terra não tomem o lugar de Cristo nos corações. É uma tarefa bastante árdua, pois estamos indo contra a maré.

Vocês precisavam ver os olhares em direção às frases de nossa simples camiseta, que dizia “voltemos ao Evangelho puro e simples, o $how tem que parar”. Olhares de desprezo, alguns de raiva, e alguns com verdadeiro descaso, mas era notório que a frase e o versículo expressos na camiseta ardiam nos olhos de muitos.

Muita gente nos pediu uma camiseta, outros perguntaram onde comprar, algumas pessoas nos pararam pedindo para tirar fotos e um dos principais líderes evangélicos nos parou por alguns minutos, para perguntar o que nós queríamos.

Para mim, o ponto central da Expocristã foi um encontro olho a olho com o líder da Igreja Renascer, onde tive a oportunidade de lhe agradecer pelas agressões sofridas na Marcha para Jesus 2011. Foi marcante.

A luta continua. Parece um pouco desigual, pois somos algumas formiguinhas que insistem em enfrentar os elefantes, mas estamos firmados na Palavra, e essa Palavra tem sido lâmpada para os nossos pés, pois nossos olhos ainda contemplam os que sofrem pelo mundo, e os que estão a padecer em prol do Evangelho.

A Palavra de Deus é nossa única inspiração, e é por ela que nós lutamos e continuamos a praticar o amor e a misericórdia em prol de todo o mundo.

“Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele.” – 1 Coríntios 1:27-29

Esse post foi publicado em Igreja e igreja, Igreja e Sociedade, Mundinho gospel, nova reforma, novos evangelicos e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Velho mundo novo

  1. Luiz Henrique disse:

    graças a Deus eu dou pelo seu artigo e os seus comentários,eu crêio incessantemente que Deus há de levantar e separar pessoas para Sua Causa que é o evangelho puro e simples mas poderoso,para combater essa onda do capitalismo que tem se massificado nas igrejas do Brasil

    Eu venho acompanhando o seu blog há um pouco de tempo mas só hj eu decidi me manifestar,eu queria saber como eu poderia ajudar,por quê eu fui um fruto gerado da teologia da prosperidade mas msm assim Deus na sua bondade teve miséricordia e me libertou desse engano,e eu queria saber de que forma eu poderia ajudar vc,se vcs são de alguma igreja ou se vcs são de algum grupo eu quero me alistar nessa Causa não consigo me conter com tanta enganação .

    Ate + aguardo sua resposta

    • pedrasclamam disse:

      Luiz, Graça e Paz.
      Nosso movimento a todo momento esta acontecendo, todos são bem vindos, pois “a seara e grande, mais os ceifeiros são poucos…”
      Entre em contato conosco, temos muito a conversar, e assim marcamos um contato pessoal.
      Meu email: qaplokw@hotmail.com, ai trocamos telefones e nos falamos.
      Seja bem vindo a luta pelo Evangelho puro e Simples.
      Grande abraço, Deus lhe abençoe
      Paulo Siqueira

  2. Eliezer disse:

    É, acho que a coisa perdeu mesmo a direção, na verdade acho mesmo que tudo não passa de uma simples ilusão essa coisa de Evangelho, Deus, Jesus… Cara, Jesus prometeu sua vinda a mais de 2 mil anos e nada, o que acontece hoje aconteceu em varias epocas, as pessoas usando da religiosidade para enganar o povo besta que anda atras de milagre, e se vende por promessas banais e fica enchendo o bolso desses malandros por ai, acho que tudo não passa de descupa pra se aproveitar a imbecilidade alheia, se fosse como a Biblia diz, que Jesus é o mesmo ontem hoje e eternamente, pq ele não ta um limpa nisso como se fazia no velho testamento, e não venha me dizer que estamos no tempo da Graça; ou a Biblia é contrditoria o dizer que Jesus é o mesmo ontem hoje e eternamente, mas não pode fazer nada, acho mesmo que tudo não passa de balela!!

    • pedrasclamam disse:

      Elizer, Graça e Paz.
      A realidade da igreja nos deixa xhocado, porem é preciso buscar não se perder a consciencia de que muitos ainda não se dobraram aos deuses deste muito. Muitos seres humanos ainda buscam a sinceridade, a honestidade, e lutam pelos que sofrem. É preciso se juntar a estes, e ver a vida de uma outro prisma.
      Não vamos perder a esperança, vamos olhar com olhos Espírituais, sei que é dificil, mais ainda temos esperança, Cristo venceu este mundo tenebroso.
      Bom saber que sempre esta por aqui no blog, somos uma pequena semente de esperança, que Deus lhe abençoe.
      Conte conosco, um grande abraço.

      Paulo Siqueira

  3. José Morelo disse:

    Poxa, foi uma pena não poder estar com vocês na expomamom esse ano. É que as minhas obrigações de acadêmico me impediram, assim com não vou poder ir com vocês em BH nesse sábado. Mas caso vocês forem à marcha de São Bernardo do Campo, podem contar comigo, pois farei um esforço sobre – humano para ir.
    Não acredito que o Mala ainda fala que quem não tem interesse pela “teologia da porqueridade” é um trouxa. Será que ele não se tocou que esse sofisma não cola mais? E ainda citou Napoleão e Michael Jordan como exemplos? Caramba, mais um motivo para lamentar de não poder ter ido à expomamom. Coitado do Napoleão, deve ter se revirado do tumulo; e deixa o Michael Jordan saber disso, RS.
    Fico imaginando o que Weber, Marx, Nietzsche, etc… diriam sobre a “teologia da porqueridade” e de seus seguidores. Acho que tudo o que já disseram, só que com mais ferocidade. O livro “A ética protestante e o espírito do capitalismo” foi um dos livros que o Senhor usou para abrir os meus olhos sobre o que estava acontecendo com a sua Palavra (o 1º foi o Manifesto Comunista, de Marx), e foi esse livro do Weber que me fez ficar com nojo das igrejas (aqui me refiro às instituições).
    O problema, sabe, é que as pessoas querem tanto que o evangelho cresça, se espalhe no mundo, que acabaram forçando esse crescimento. Poxa, quem tem que controlar o quanto o evangelho cresça, se espalhe, etc… é o Criador, que é o próprio Verbo (vide i 1º capitulo de João). Infelizmente o povo evangélico cometeu o mesmo erro de Abraão, que, querendo dar uma mãozinha para o Senhor, dormiu com a escrava da sua esposa; mas no caso do povo cristão, dormiram com o capitalismo, e nisso nasceu à versão pos – moderna do Isaque, a “Teologia da Porqueridade”.

    Fique na paz de Cristo.

    • pedrasclamam disse:

      Olá, Morelo, Graça e Paz.
      Sentimos sua falta, mais estaremos sim em SBC, ai poderemos colocar nossas conversar em dia. Muito legal saber que ta ralando na facu, poxa até eu queria fazer parte deste projeto de pesquisa.
      Bom ter seu comentário, é bom saber que tem gente evangélica que estuda de verdade e também reflete nas coisas de Deus com senso critico.

      Um grande abraço, Deus lhe abençoe.

      Paulo Siqueira

  4. Pingback: Retropesctiva do Evangelho Puro e Simples | Domingos Massa

  5. Pingback: Retropesctiva do Evangelho Puro e Simples | Rebanho Marginal

  6. Pingback: Restrospectiva do Evangelho Puro e Simples « massa's blog

  7. Pingback: Retrospectiva do Evangelho Puro e Simples | Domingos Massa Blog

Deixe uma resposta

