Feliz a nação cujo Deus é o Deus de Israel

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais. – Ef 6.12

Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança. Sl 33.12

 

Não é de hoje que escândalos envolvendo políticos do cenário brasileiro se tornaram parte do cotidiano. O burburinho do momento envolve uma certa família do Maranhão, um político do velho escalão do Congresso Nacional que apesar das inúmeras denúncias, provas e notícias, não são o bastante para abalar o faraônico político. Assim como de costume, o cenário político se tornou um picadeiro. A cada dia temos um verdadeiro show envolvendo toda a cúpula da mídia. Porém todo esse cenário tem em seu contexto muito mais do que um mero show, pois desde nosso descobrimento sabemos que a corrupção faz parte da nossa história.

Infelizmente isso tem custado inúmeras vidas e provocado o sofrimento de muitos. Para isso é só acompanharmos a evolução das organizações políticas, da educação, saúde, segurança, saneamento básico. Se somarmos os valores desviados na política brasileira vamos entender o porquê de tantas favelas e muitos que sofrem.

Quero destacar aqui em poucas palavras o que mantém as figuras políticas no poder apesar de tamanha repercussão. Em pesquisas pela internet descobri o responsável pela estabilidade do presidente do nosso Senado.

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3909053-EI6578,00-Bita+do+Barao+aconselha+a+Sarney+Banque+o+duro.html

Com isso descobrimos que nossa luta em prol de nossa nação vai muito além de eleger candidatos ditos “santos” para o Congresso Nacional.

As forças que envolvem o poder político vão muito além de simples desejo. É preciso maturidade, conhecimento da palavra, vida de oração e principalmente propósitos livres de acordos e privilégios com instituições. Por mais sincero que seja um projeto de um político evangélico, se estiver aderido a propósitos de poder de uma instituição não tem o propósito de Deus nisso. A igreja deve ser Voz Profética para o mundo que jaz em trevas. Há inúmeros estudos e teses sobre o desempenho dos políticos evangélicos no Congresso: em suma é uma vergonha.  Infelizmente muitos evangélicos não têm acesso a informações preciosas que poderiam acabar com as intenções de puro poder de muitos “barões” do mundo gospel.

Gostaria de indicar uma tese de doutorado que tive oportunidade de acompanhar esse ano. A tese destaca a atuação social da igreja evangélica dentro do cenário político brasileiro, ponto em destaque presente no livro do professor e sociólogo Saulo Baptista: Pentecostais e Neopentecostais na Política Brasileira. Trata-se do resultado de sua tese de doutorado pela Universidade Metodista, transformada em um livro acessível a todos os interessados pela política nacional. O livro, da Editora Annablume e Instituto Metodista Izabela Hendrix, trata do comportamento de pentecostais e neopentecostais no cenário político nacional.

Foram selecionadas as duas maiores igrejas do campo pentecostal e neopentecostal, respectivamente a Assembléia de Deus, em suas diferentes versões e a Igreja Universal do Reino de Deus. Em algumas passagens comparece também a Igreja do Evangelho Quadrangular. Foram examinadas formas de escolha de candidatos, táticas eleitorais e comportamento dos eleitos dessas igrejas no exercício do mandato.

São materiais que deveriam ser analisados por muitos evangélicos, trazendo um pouco de luz a muitas mentiras e ilusões envolvendo a realidade de muitas igrejas brasileiras.

Há muitos autores e pesquisadores que estão trabalhando nessa área, pois o crescimento da igreja brasileira tem muitas faces que devem ser colocadas à prova. O poder que a igreja busca deve vir do Alto, deve vir do Trono da Graça.

Anúncios
Esse post foi publicado em Igreja e Sociedade e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s